RELAÇÃO DOS TRABALHOS PARA COMUNICAÇÃO ORAL


QUARTA FEIRA – DIA 5 DE DEZEMBRO


SESSÃO DE COMUNICAÇÃO I – 13:30h-15:30h

Local: SALA LARANJEIRA
Áreas: Geografia e História
  • Prática de ensino de geografia no 2ºA/2012 – Colégio de Aplicação CED/UFSC. - Cristiano da Silva de Carli e Leticia dos Santos.
  • Hortas escolares como ferramenta didática para o ensino da Geografia. - Juliana Cristina Bertoloto.
  • O Boi-de-mamão e as festas de africanos e afrodescendentes: experiência de Educação Patrimonial no Ensino de História. - Isabella Cristina de Souza e Letícia da Silva Gondim.
  • Vivenciando a EJA em Florianópolis. Observação e prática docente no Núcleo Central de Educação de Jovens e Adulto. - Cássila Cavaler Pessoa de Mello e Gustavo Tiengo Pontes.
  • A linguagem musical como mediação para o conhecimento. - Isonete Vilvert e Marcelo Muller Vieira.


Local: SALA GOIABEIRA
Áreas: Biologia, Geografia e Educação do Campo

  • A África como tema para docência em geografia: uma proposta metodológica. - Raquel Z. Martins e Leonardo. C. Valenza.
  • Educação do Campo e Ensino de Filosofia: uma experiência em assentamentos do movimento dos trabalhadores rurais sem terra no interior de Santa Catarina. - Leandro Marcelo Cisneros.
  • A questão da juventude no campo e a escola: apontamentos iniciais. - Marilda Rodrigues.
  • Grades, Ensino e Educação? - Daniel Prim Janning.
  • Ensino de Ciências na Licenciatura Indígena: momento de reflexão e elaboração de práticas pedagógicas. - Geovana Mulinari Stuani, Sandra Sabedot Bordin e Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki.


Local: SALA PITANGUEIRA
Áreas:  Ciências Sociais e Educação Física

  • Análises e reflexões sobre as experiências do Estágio Supervisionado em Ciências Sociais nas escolas públicas da Grande Florianópolis. - Giane Carmem Alves de Carvalho.
  • Lutas e surfe na educação física escolar: relato de experiência de estágio. Vicente Piacentini Port; Rafael Marques Prazeres; Fábio Machado Pinto; Letícia Virgínia de Bona Muñoz; Lorena Helena.
  • A Educação Física como componente curricular da escola básica: diagnóstico da realidade atual. Patrícia Buss; Luciana Pedrosa Marcassa.
  • Aulas abertas às experiências de ensino do basquetebol e voleibol nos anos finais do ensino fundamental. Autur Gomes de Souza; Débora Schneider Strassman; Lorena Helena; Cecilia Sere; Fábio Machado Pinto.
  • Formação continuada  de professores das escolas do maciço do morro da cruz. Luciana Pedrosa Marcassa; Fábio Machado Pinto; Jéferson Silveira Dantas.
  • Relato de experiências iniciais das atividades do PIBID em Educação Física escolar. José Manoel de Souza Junior; Tayla Siqueira Rui; Breno Ricardo; Karla Tives; Jaison José Bassani; Fábio Machado Pinto.

Local: SALA ARUEIRA
Áreas:  Língua Estrangeira e Língua Portuguesa

  • Experiências de Estágio no Ensino Médio: a literatura através de círculos de leitura. - Rozelena May de Farias.
  • A Religião do Verbo e o Estágio no Ensino Médio: o Simbolismo e os 2º Anos de uma Escola Pública da Rede Estadual de Ensino. - Carla Mello, Heloísa Tramontim de Oliveira, Juliana da Rosa, Nicola Gonzaga, Ruan Mariano e Silvia Espíndula.
  • La educación prohibida. - Diego Arenaza e Letícia Goellner.
  • Perspectivas metodológicas para a construção da cidadania. - Cristiana Tramonte, Anna Pooely Odorizzi e Daniela Campos.
  • Jornal escolar: notícias da experiência no Beatriz de Souza Brito. - Maria Izabel de Bortoli Hentz, Isabel de Oliveira e Silva Monguilhot e Giseli Kaminski Corso. 

________________________________________________________________________________
QUINTA-FEIRA – DIA 6 DE DEZEMBRO

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO II – 13:30h-15:30h

Local: AUDITÓRIO
Áreas: Biologia, Educação do Campo e Qúimica

  • Uma proposta de formação de professores crítico-reflexiva: a possibilidade ao desvelar colaborativo da prática docente. - André L.F.da Rocha e Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli.
  • Laboratório de ensino prático em genérica e evolução. - Daniela Cristina de Tori, Roberta Castroviejo da S. Ribeiro e Claudini H. de Pieri.
  • Práticas educativas no ensino de ciências da natureza na educação do campo – uma interlocução entre ideias freireanas e os três momentos pedagógicos. - Leila Paiter e Néli Suzana Britto.
  • (Re)pensar os estágios supervisionados na formação inicial em química na UFSC. - Fábio A. Sangiogo e Rejane Maria Ghisolfi da Silva.
  • Prática de Ensino Supervisionado na formação inicial docente em Química e Física no contexto português. Rejane Maria Ghisolfi da Silva.



Local: SALA LARANJEIRA
Áreas:  Pedagogia e Educação Física

  • A concepção de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores que atuam com alunos da Educação Especial. - Mariana Lindner Dias.
  • O trabalho pedagógico com sujeitos da educação especial na educação infantil. - Lívia Rezende Girardi e Maria Helena Michels.
  • O participar, o brincar e o aprender intrínsecos ao cotidiano escolar. - Fernanda Gonçalves e Gisele Gonçalves.
  • O tênis de campo como uma possibilidade para as aulas de educação física escolar – relato de experiência do estágio. - Geovane Krüger, Raphael Paz Esteves e Fábio Machado Pinto.
  • Estágio em educação física no sétimo ano do ensino fundamental: o futebol. - Mateus Maciel Gonçalves, Eduardo Costa do Nascimento e Fábio Machado Pinto.
  • Um olhar para a educação infantil: investigando os aspectos de um projeto de educação corporal e as contribuições específicas da educação física.  Juliana Collares Laurentino e Luciana Pedrosa Marcassa.


Local: SALA GOIABEIRA
Áreas: Psicologia, Didática e PCC

  • Didática, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores. - Glizauda Chaves Lima, Jane Bittencourt e Thayza Heidêe Caldeira Lima.
  • Transposição Didática: Estratégias Criadas, Desafios Enfrentados, Aprendizagens Adquiridas por Estudantes Participantes do Projeto PIBID da Universidade Federal de Santa Catarina. - Diana Carvalho de Carvalho e Ivana Lauffer Corrêa.
  • A PCC como atividade integradora da teoria/prática nas licenciaturas. - Lucio Ely Ribeiro Silvério e Sylvia Regina Pedrosa Maestreli.
  • A participação da Licenciatura em Psicologia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UFSC. - Daíse Ondina da Campos, Diana Carvalho de Carvalho, Ana Vitória Sandoval Ferreira, Ágata Barbi, Gabriela de Amorim, Ivana Laufer Corrêa, Júlia Carla Schramm, Leonardo Bitencourt, Mônica Santini de Oliveira Doki, Priscila S. Moura, Raphael Sansonetti Valverde e Sara da Silva Böger.
  • Análise do Projeto Político Pedagógico de uma Escola de Rede Pública de Florianópolis na perspectiva da Construção Coletiva. - Daniela Karine Ramos, Pedro Vinicius de Souza e Mariana da Silva Livramento. 


Local: SALA PITANGUEIRA
Áreas: História

  • A Relação Ensino-Aprendizagem dos Alunos da EJA/Avaí sob a Perspectiva Martiana. - Gustavo Henrique de Siqueira, Jefté Brandão Januário e Pedro Mülbersted Pereira.
  • Saúde Pública, Ritos Fúnebres e Medicalização em Desterro do século XIX: Experiências de Ensino de História na EJA de Florianópolis. - Marilene Félix e Tamy Amorim da Silva.
  • O ensino de história da África e o uso de tecnologias: reflexões sobre novas linguagens em sala de aula. - Suellen de Souza Lemonje.
  • Criação de animações e construção de conceitos históricos. - Henrique Luiz Pereira Oliveira.


Local: SALA ARUEIRA
Áreas:  Geografia e Língua Portuguesa

  • O Docente Independente de sua Área é um Professor de Leitura. - Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki, Sérgio Choiti Yamazaki e Simone Ceccon.
  • Desenvolvendo o Letramento: Horta e Poesia. - Luciene Fontão e Paulo Rogério Andrade.
  • Bestiários no ensino de literatura na escola. - Josiane de Freitas e Maria Isabel Teixeira Brisolara.
  • Relatório de estágio em geografia. - Janea Policarpo e Isis Machado de Oliveira dos Santos.
  • Produção de material didático-pedagógico em geografia para o ensino fundamental. Juliana Cristina Bertoloto. 


SESSÃO DE COMUNICAÇÃO III – 16:00h-17:35h

Local: SALA LARANJEIRA
Áreas: Língua Estrangeira e Língua Portuguesa

  • ABC Publicando – Pensar o jornal escolar. - Esther Faria do Amaral, Heloísa Tramontim, Josiane Freitas, Maria Isabel Teixeira Brisolara, Ruan Mariano e Tiago Azevedo Álvares.
  • Projeto interdisciplinar do Curso de Letras Libras: resgatando a história do Letras Libras, da Libras e da Comunidade Surda brasileira. - Tarcísio de Arantes Leite, Aline Nunes de Sousa, Aline Lemos Pizzio, Silvana Aguiar dos Santos e Ronice Müller de Quadros.
  • Enfoque de projeto didático. - Elys Regina Zils e Tamiris Teodoro Vieira.
  • Adaptação e produção de jogos tradicionais para o ensino em Língua Estrangeira. - Luciana Lima Alcântara, Nathália Leite Munari e Clarissa Laus Pereira Oliveira.


Local: SALA PITANGUEIRA
Áreas: Filosofia e Ciências Sociais

Debate do documentário Pro dia nascer feliz: Escola e desigualdade social. 
Coordenação: Nise  Jinkings e Jason Lima e Silva.



 Local: SALA ARUEIRA
Áreas: Biologia e Educação do Campo


  • Feira de Ciências e Matemática no ensino infantil: uma experiência interdisciplinar na formação de estudantes do curso de Pedagogia. - Gabriele Nigra Salgado e Rosilene Beatriz Machado.
  • Educação Ambiental – Momento Privilegiado para se pensar a formação inicial do professor de Biologia. - Simone Ceccon e Regiani Magalhães de O. Yamazaki.
  • Produção de audiovisuais para o ensino de Biologia à distância. - Mariana B. de Amorim e Mariana Brasil Ramos.
  • Uma contribuição para Educação do Campo: salas ambiente na escola de educação básica Araújo Figueiredo - uma proposta/experiência em construção. - Elisandro de Souza Vieira.

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO IV – 18:30h-19:30h

Local: SALA LARANJEIRA
Áreas: Língua Estrangeira e Língua Portuguesa


  • Estágio de Docência II – Modernismo no Brasil. - Juliana Coelho e Priscila Santos e Silva.
  • Linguagem e identidade: discutindo questões de alteridade que se estabelecem no espaço do CEJA;  E o reconhecimento da pontuação como aliada no processo sócio-comunicativo . - Aline Thessing e Juliane Motta.
  • O Fanzine em sala de aula. - Ailton Pereira Junior, Ana Carolina Bolner Lima, Gabriela da Silva e Tassiana Forte Nunes.


Local: SALA GOIABEIRA
Áreas: Filosofia e Ciências Sociais


  • Recursos didáticos em sala de aula: necessidade de novas práticas pedagógicas. - Diane Southier e Marcos Rogério dos Santos.
  • Rousseau no contraponto da Didática de Comênio. - Gilson Luís Voloski.
  • O ensino de filosofia para melhor filosofar! - Maria Alice da Silva.


Local: SALA ARUEIRA
Áreas: Física e Matemática


Al-Khwarizmi e as equações de segundo grau. - Alisson Cunha Chaurais e David Antonio da Costa.
  • O Estágio Supervisionado de MTM no CA: o relato de uma experiência.  Ruana Maíra Schneider e Juciara Guimarães da Rosa. 
  • O parque viva a ciência como espaço formativo de licenciandos em Física. Aline Batista; João Paulo Mannrich.
  • Reflexões sobre iniciação à docência em Física. Tatiana da Silva.
  • Ensino e Pesquisa na formação de professores de física: estabelecendo conexões pela mediação do ambiente virtual moodle. Henrique César da Silva; André Ary Leonel; José André Peres Angotti; Luana Carina Benetti; Fabrício Luiz Faita; Diego Aurino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário